O Biotério do CiBB é uma plataforma tecnológica que presta serviços na área da experimentação em animais de laboratório, seguindo a diretiva 2010/63/EU e o DL 113/2013. Suporta duas espécies de roedores: ratinhos e ratos (Mus musculus e Rattus norvegicus), com fenótipo selvagem ou geneticamente alterado.
A principal missão do Biotério é garantir o bem-estar animal e condições sanitárias compatíveis com os elevados padrões exigidos na investigação e ensino de excelência. Esta instalação oferece os serviços de reprodução e/ou criação completa de animais, bem como apoio na experimentação animal, a todos os cientistas do CiBB ou empresas que utilizem animais na sua investigação.
Atualmente, esta plataforma é composta por 3 instalações de animais que estão localizadas na UC-Polo I, UC-Polo III e UC-Biotech. Estas instalações apoiam principalmente projectos experimentais relacionados com neurociências, imunologia, cancro e doenças metabólicas, através de um conjunto de equipamentos para testes comportamentais, salas de cirurgia e serviços especializados em animais, nomeadamente criação e alojamento de pequenos roedores, produção de embriões e ninhadas e apoio técnico a procedimentos de experimentação animal, incluindo cirurgia.
Para saber mais sobre os biotérios do CiBB, consulte:
Biotério UC-Polo I e UC-Biotech | contacto: animalhouse@cnc.uc.pt
Biotério UC-Polo III | contacto: bioterio-icbr@fmed.uc.pt
Palavras-chave
Biotério, investigação animal, Bem-estar animal, Comportamento animal