Sobre CiBB

Promotores

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC-UC) é um instituto de investigação fundado em 1990, que promove a investigação biomédica e a formação multidisciplinar na Universidade de Coimbra. O CNC-UC foi o primeiro "Laboratório Associado" estabelecido em Portugal, e tem vindo a aumentar progressivamente o seu âmbito de competências científicas ao longo dos anos, com um forte enfoque na investigação em Neurociências, Metabolismo, Envelhecimento, Doenças Neurodegenerativas, Neuropsiquiátricas, Cardíacas e Hepáticas, e na procura de Terapias Inovadoras para estas doenças.

A estratégia do CNC-UC tem sido a de desenvolver uma investigação fundamental sólida que possa ser transferida para aplicações clínicas e biotecnológicas. A estreita colaboração entre os investigadores fundamentais e o corpo docente clínico permite a transferência de conhecimentos fundamentais para a prática clínica, reforçada por parcerias estratégicas com a indústria farmacêutica. O CNC-UC promove a transferência de tecnologia e a criação de empresas biomédicas e biotecnológicas, facilitada pelo seu papel de parceiro fundador do Centro de Inovação Biotecnológica Biocant.
Paralelamente ao desenvolvimento de investigação fundamental e aplicada de elevada qualidade e impacto, o CNC-UC está empenhado na formação da próxima geração de investigadores biomédicos e na divulgação de informação científica à comunidade.

O Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR-FMUC) é uma instituição de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e conta com excelentes instalações clínicas e laboratoriais, bem como com um corpo científico altamente qualificado e multidisciplinar. O iCBR é um centro de excelência reconhecido internacionalmente para pesquisa em ciências da saúde. Pontos fortes específicos incluem pesquisa em Ciências da Visão.

O iCBR-FMUC promove um ambiente de investigação, educação e formação que promove uma abordagem multidisciplinar às ciências da saúde, cruzando as fronteiras tradicionais entre Medicina, Biologia e Engenharia. A integração entre a investigação básica e clínica é essencial para o avanço das ciências da saúde modernas e o iCBR-FMUC empreende um grande esforço para apoiar esses programas de investigação integrados.

Projetos Teaming

O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) é o primeiro Instituto do Sul da Europa focado no estudo da biologia do envelhecimento, cuja missão é compreender as bases genéticas, moleculares, celulares, ambientais e fisiológicas do envelhecimento. Fundado em 2020 através de um projeto Europeu Teaming for Excellence, do programa Horizonte 2020 (CE), envolve a universidade de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Instituto Pedro Nunes (IPN), a Universidade de Newcastle e o Centro Médico da Universidade de Groningen. 

O MIA-Portugal é um instituto aberto a interações e parcerias internacionais na área da biologia do envelhecimento, contribuindo para a missão global de produzir novos conhecimentos, desenvolver novas tecnologias e novas terapias que reduzam ou eliminem carga de doença durante o envelhecimento. Sob o lema “Viver Sem Doença”, a estratégia de desenvolvimento do MIA-Portugal assenta na interligação da investigação biomédica fundamental e da investigação em contextos populacionais e clínicos, que alavanquem programas de medicina preditiva, preventiva, participativa e de precisão para a vida saudável.
A atração e fixação de talento altamente qualificado e a formação avançada de jovens investigadores integram a missão principal do MIA-Portugal. A instalação em 2025 da sua atividade investigacional num moderno edifício de investigação biomédica, no sofisticado ecossistema do Campus da Saúde da Universidade de Coimbra, criará condições de trabalho únicas para produzir novos conhecimentos, serviços e produtos, para a qualidade de vida.

A terapia génica promete revolucionar a medicina moderna. Representa uma mudança de paradigma na abordagem ao tratamento das doenças, uma vez que se foca nas causas das doenças em vez de apenas tratar os sintomas. Com um potencial incomparável tanto para a cura como para o impacto económico, esta inovadora biotecnologia médica exige investigação de ponta e inovação para lidar com milhares de doenças humanas graves. Com isso em mente, o projeto GeneT, financiado pela União Europeia, irá estabelecer um centro de investigação e inovação em terapia genética único na região Centro de Portugal. Ancorado na Universidade de Coimbra, o GeneT une a excelência científica à cooperação internacional para abrir caminho a novas soluções de terapia génica capazes de aliviar o sofrimento e promover o crescimento económico.

O principal objetivo do projeto é a criação de um pólo de investigação e inovação em Terapia Génica, assente num Centro de Excelência (CoE) localizado na região CENTRO de Portugal - o GeneT. Este CoE irá capitalizar a capacidade de I&D já existente na Universidade de Coimbra (UC) - o pivot regional (e nacional) do potencial de inovação e transferência de conhecimento em Biotecnologia Vermelha - e atuar como um facilitador (inter)nacional de excelência científica e empresarial na inovação e fabrico de Terapia Génica. A Terapia Génica é a mais recente revolução no tratamento de doenças humanas graves com o maior potencial curativo e económico no sector da saúde. Já foram alcançados resultados extraordinários no tratamento de algumas doenças neurológicas, oftálmicas, hepáticas, oncológicas e hematológicas com impactos clínicos e económicos notáveis. A UC, nomeadamente o seu Centro de Neurociências e Biologia Celular, tem provas dadas de excelência científica em áreas específicas do campo, e um ecossistema ímpar para se desenvolver neste sector de elevado valor acrescentado.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.