Visão geral
O CiBB - Centro de Biomedicina e Biotecnologia Inovadoras, é um Centro de Investigação de excelência nos domínios da Biomedicina e Biotecnologia, que resulta de um consórcio que junta o CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular e o iCBR - Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra. Em 2024, os projectos de Teaming MIA-Portugal: Multidisciplinary Institute of Ageing e GeneT - Gene Therapy Center of Excellence integraram a estrutura multidisciplinar do CiBB.
Com a maior massa crítica de investigadores da Região Centro de Portugal, reconhecida internacionalmente e ligada às Faculdades de Farmácia, Medicina, Ciências e Tecnologia e Economia, bem como ao Instituto de Investigação Interdisciplinar e ao Hospital da Universidade de Coimbra, o CiBB tem um elevado nível de produção científica e atrai talento e financiamento a nível nacional e internacional.
O CiBB é o pólo de referência das Ciências Biomédicas e Biotecnológicas da Universidade de Coimbra (UC). É a maior Unidade de I&D da região centro de Portugal e o único Laboratório Associado coordenado pela UC (avaliação máxima de 100%), com cerca de 700 membros.
O CiBB é constituído por 37 grupos de investigação dinâmicos e multidisciplinares, dedicados a compreender doenças, em particular as associadas ao envelhecimento, e a transferir esse conhecimento em aplicações clínicas e avanços tecnológicos.
Estruturado em quatro pilares temáticos, a missão do CiBB abrange diversas áreas:
1. Neurociências e doença: Investigar a função e a disfunção do cérebro em perturbações como doenças neurodegenerativas, doenças neuropsiquiátricas e disfunções visuais;
2. Metabolismo, envelhecimento e doença: Investigar os fundamentos celulares e moleculares da disfunção metabólica e do envelhecimento e o seu impacto nas doenças relacionadas com a idade;
3. Terapias inovadoras: Aproveitar o potencial das células estaminais, das intervenções genéticas e dos produtos farmacêuticos para criar novos tratamentos para doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, oncológicas e infecciosas;
4. Desafios em cuidados de saúde: Enfrentar os desafios dos cuidados de saúde, promovendo a tomada de decisões com base na evidência, envolvendo os cidadãos e encontrando soluções inovadoras para questões relacionadas com o envelhecimento.
O CiBB está empenhado em fomentar o talento, através de programas robustos de formação internacional ao nível do mestrado e do doutoramento. Adicionamente, o CiBB faz a ponte entre a investigação e a sociedade através de uma comunicação eficaz e de iniciativas de envolvimento do público. Em colaboração com o Hospital da Universidade de Coimbra e o seu Centro Académico Clínico, o CiBB aproveita os seus fortes laços com a prática clínica, facilitando a tradução dos resultados da investigação fundamental em benefícios clínicos. O CiBB investe na transformação de descobertas científicas em propriedade intelectual, promovendo a transferência de tecnologia e a criação de valor económico. Tirando partido da sua localização estratégica no Biocant Park e das suas parcerias com empresas de biotecnologia, o CiBB promove a inovação e o empreendedorismo.