Neurociências e Doença

Mitocôndria e Doenças Neurodegenerativas

Função e Dinâmica Mitocondrial

Alterações Redox

Sinapses Glutamatérgicas e Homeostase do Cálcio

Desregulação Transcricional

Disfunção e Degenerescência Neuronal

profile-image
Líder

Ana Cristina Rego

Investigador(a)


Linhas de interesse

Desregulação da transcrição e disfunção mitocondrial na doença de Alzheimer

Função e dinâmica mitocondrial e sinalização da Src na doença de Huntington

Papel da SAPAP3 na doença de Huntington

Conteúdo e libertação exossómica na doença de Huntington

Desregulação mitocondrial no modelo de alfa-sinucleína da doença de Parkinson

Visão Geral

O nosso grupo tem contribuído de forma reconhecida para a compreensão dos mecanismos celulares precoces relacionados com a desregulação mitocondrial e as vias de sinalização neuronal em condições neurodegenerativas. O grupo alinha o interesse em compreender o impacto da (des)regulação mitocondrial, da sinalização redox e da atividade das pós-sinapses glutamatérgicas, com a modulação de marcadores de senescência celular em fases iniciais de doenças neurodegenerativas. Recorremos à bioquímica, biologia celular e molecular, imagiologia, microscopia eletrónica e outras técnicas para analisar como a comunicação e sobrevivência neuronal é afetada especificamente em modelos roedores e humanos da doença de Huntington (HD), uma doença genética causada pela expansão de repetições CAG, e da doença de Alzheimer (AD), a doença cerebral mais prevalente relacionada com a idade. Foram também investigadas diferentes abordagens terapêuticas nestas patologias cerebrais.

Na HD, encontrámos modificações mitocondriais e redox precoces em cérebros humanos e de ratinho e em células periféricas [doi: 10.1016/j.redox.2022.102424], bem como alterações estruturais estriatais precoces e alterações neurometabólicas no modelo de ratinho da HD [doi: 10.1093/hmg/ddy119]. As abordagens terapêuticas dirigidas às mitocôndrias foram avaliadas através do aumento da sirtuína mitocondrial 3 [doi: 10.1016/j.freeradbiomed.2020.11.031], activando o recetor sigma-1 com pridopidina [doi: 10.1007/s13311-021-01022-9] ou restaurando a forma ativa da família Src kinase [doi: 10.1089/ars.2022 .0001]; foi também demonstrado que as vesículas extracelulares melhoram a transmissão GABAérgica em neurónios semelhantes aos humanos da HD [doi: 10.7150/thno.81981].
Ao investigar a patogénese precoce da AD e a neuroprotecção, definimos o impacto da hiperglicemia crónica na neurogénese e na memória do hipocampo adulto [doi: 10.1016/j.neurobiolaging.2020.04.003] e a forma como a modulação da epigenética através da diminuição da atividade e/ou da expressão de histona desacetilases de classe I influencia o crosstalk ER-mitocôndria [doi: 10.1111/acel.13895]. 

Projectos I&D

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência.